Notícias

Inadimplência de FIDCs Apresenta Melhora em Janeiro, Ano Promete Ser Positivo para o Setor

11/03/2024 - Fonte: ANFAC


imagem noticia

A inadimplência nos fundos de direitos creditórios (FIDCs) mostrou um cenário mais animador em janeiro, após um período de preocupação devido ao aumento registrado em alguns meses do ano passado. De acordo com o Índice Multiplike de Devedores (IMD), divulgado pela Multiplike e reportado pelo InfoMoney, a inadimplência dos FIDCs permaneceu estável em janeiro, indicando uma possível recuperação para o setor ao longo de 2024.

Os dados revelam que o percentual de títulos vencidos em relação à carteira total dos FIDCs alcançou 12,38% em janeiro, comparado a 12,25% em dezembro do ano anterior. Essa estabilidade é vista como um sinal positivo após o período de aumento da inadimplência.

A melhora nas carteiras da indústria em janeiro foi impulsionada pela originação de novos recebíveis, o que fortalece a confiança no mercado de FIDCs e indica uma trajetória otimista para o setor neste ano. Além disso, o estudo também apontou uma redução nos atrasos de até 30 dias nos direitos creditórios, passando de 34,55% em dezembro para 34,14% em janeiro. Destaca-se a eficácia das políticas de gestão adotadas pelos FIDCs para lidar com a inadimplência, com as dívidas com mais de seis meses já descontadas do patrimônio dos fundos, seguindo a política de Provisão de Devedores Duvidosos (PDD).

Apesar do leve aumento na inadimplência dos títulos vencidos acima de 360 dias, indo de 15,85% para 16,45%, a perspectiva para 2024 é de uma significativa melhora, com a redução das dívidas vencidas no curto prazo. Isso sugere uma possível retomada do crescimento e estabilidade para o setor de FIDCs.

Whatsapp